23 de out. de 2019


Beco do Batman: Motivos para fazer esse check in no seu roteiro em SP


Fazendo um passeio ou pensando em um tour por São Paulo, você não pode deixar de conhecer a mais "nova" travessa point da boemia Paulistana, localizado entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque na Vila Madelena: o Beco do Batman.


São Paulo que é tradicionalmente a casa do graffiti e de alguns dos maiores artistas do mundo! Tem esse Beco como conhecido depois de receber uma enxurrada de grafites do grupo Tupinãodá, tornando-se um ponto turístico bastante freqüentado. Hoje é uma obra coletiva que foi feita por diversos artistas diferentes, dentre eles, Highgraff, Ninguém Dorme, Milo Tchais, Hebert Baglione, Boleta, Fefe Talavera e até o os Gêmeos já passaram por lá.

foto da internet

A história
Dizem que nos anos 80 um desenho do Batman apareceu do dia pra noite em uma das paredes do beco. E ai o nome pegou e nasceu o Beco do Batman, como passou a ser conhecido. Apesar da fama recente, o local é referência para o graffiti paulistano há mais de 30 anos!

O lugar, que antigamente era praticamente abandonado, hoje passou por uma imensa transformação. Mesmo contrariando a vontade de alguns moradores. Cheio de arte, o local tem status de atração turística, com direito a placa e tudo! Com a fama a região está também se tornando um reduto artístico com bares, cafés e grafites que já não se restringem somente ao beco, mas estão por toda parte.





Pesquisando mais sobre o local, achei quase do lado existe o Beco do Aprendiz, na Rua Belmiro Braga, que também é um ponto cheio de grafites e que ás segundas-feiras a partir das 19hs vira palco para o ‘Circo no Beco’ onde artistas de circo, malabaristas e afins se reúnem para mostrar sua arte e interagir! (Uma pena que só descobrir isso depois)





Dica da Nay
Local de super fácil acesso. Da estação do metrô (R$4,00) pra lá não foi 10min de uber (cerca de R$10,00 se não me engano), mas depois vi que tem outros trajetos também bem fáceis. Para realmente não ficar de fora do passeio e aproveitar todo o trajeto.

Outra super dica é ir com tempo e CEDO. São muitas paredes lindas para fotografar, e é um local aberto. Ou seja, cheio! Quanto mais cedo, melhor aproveito das paredes e da iluminação. Eu nem fui com tempo, e nem cedo e já aproveitei bastante, imagine se tivéssemos programado direitinho né! Veja os grafites antes de começar e veja logo as priores. Os grafites mudam em tempos para darem lugar a outras artes e outros artistas. Minha amiga mesmo foi atrás de umas assas (que por sinal não achamos), porém vendo na internet depois, vi que tem até fila para conseguir um click por lá!





Tem vídeo no canal com o vlog de SP, e super tem mais paredes e demostrações de cultura do Beco e demais locais. 





Caminhar pelos becos, é um prazer. Aproveite! E boas selfies!

2

2 comentários:

  1. Mulher, eu AMEI. E que saudade que tenho desse lugar. Vila Madalena rouba meu coração a cada visita que faço em SP...

    ResponderExcluir

 
No Site da Nay - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo